Pinterest
Técnica Pomodoro: Saiba o que é e como funciona

Técnica Pomodoro: Saiba o que é e como funciona

Confesso que não sou uma usuária frequente da Técnica Pomodoro, mas sou uma pessoa que adora se organizar com várias listas, para cumprir as milhares de tarefas que surgem em minha mente. Porém, o máximo que acontece é ficar tudo anotado e eu não conseguir concluir nem metade.

Se você também é uma dessas pessoas, que tem dificuldade em terminar as tarefas no prazo e/ou que reclama da sua falta de produtividade, se joga no Pomodoro! Teste se esse método é realmente eficiente para você e veja quais as vantagens que ele pode trazer para o ritmo de qualquer lista de tarefas que você tenha em mãos.

O que é a Técnica Pomodoro?

A Técnica Pomodoro foi desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo, nos anos 80, quando estava procurando uma maneira de aumentar sua produtividade nos primeiros anos de universidade. Enquanto estudava, ele pegou seu timer de cozinha que tinha o formato de tomate (pomodoro, em italiano), e utilizou o tempo de 25 minutos do timer para focar 100% em sua tarefa.

Ao perceber resultados satisfatórios no aumento de sua produtividade, ele divulgou sua técnica em 1992 e hoje em dia ela é uma das mais utilizadas dentre os estudantes.

Como funciona o método Pomodoro?

O objetivo inicial é dividir o fluxo de trabalho em blocos de concentração total. Assim conseguimos estimular nosso foco, melhorando a agilidade do cérebro.

Escolha uma tarefa ou faça uma lista com mais de uma, e defina seu despertador para 25 minutos. Dê o start e comece sua tarefa única ou uma das escolhidas da lista, sem parar! Após o final desses 25 minutos, faça um intervalo de 5 minutos (coloca no despertador também). Aproveite para dar aquela olhada no celular, ir no banheiro, beber uma água, ou qualquer outra coisa que possa te desligar da tarefa em questão durante o intervalo.

A cada quatro ciclos de 25 minutos com intervalos de 5 minutos, faça uma pausa maior de por exemplo 15 a 30 minutos. Esses intervalos serão fundamentais para a oxigenação do seu cérebro e para aumentar sua agilidade mental.

4 dicas para começar na Técnica Pomodoro

Como eu disse lá no início, não aplico tanto essa técnica no meu dia a dia como deveria aplicar. Por pura preguiça mesmo! Mas o pouco que uso, já dá pra ver que funciona e resulta numa boa melhora na minha produtividade.

Inclusive estou usando este método nesse exato momento, enquanto escrevo este post. 😉

1ª Dica: A lista

A primeira dica que posso dar sobre o método é: faça uma lista de tarefas por escrito!

Anotar seus objetivos no papel (ou digital) faz sua mente se organizar melhor e estabelecer metas. Assim será mais fácil acompanhar seu avanço.


2º Dica: Variação

Não utilize essa técnica apenas para estudo ou trabalho… leve ela para tudo na sua vida!

Eu por exemplo, uso de um jeito que deixa o meu intervalo não tão divertido, mas acaba me ajudando a desempenhar outras tarefas úteis ao mesmo tempo: eu LAVO LOUÇA!

Pois é, eu tenho a minha própria Técnica Pomodoro de trabalhar por X minutos e nos intervalos faço uma das coisas que mais odeio, que é lavar a louça.

No meu caso, uso um formato de tempo diferente da técnica original… e é aí que vou te dar a próxima dica!


3º Dica: Personalize

Depois de aplicar e dominar o método Pomodoro, faça as adaptações de minutos para cada tipo de tarefas que estiver cumprindo. Afinal, as medidas de tempo do plano original são apenas sugeridas.

Vou te explicar o que se passa na minha cabeça quando faço esse lance pra lavar a louça:
Se eu trabalhasse 25 minutos e usasse 5 para lavar a louça, dependendo da quantidade que eu juntar na pia (é sempre grande, mas vamos fingir que tivesse pouca), eu poderia terminar tudo antes dos 5 minutos e ficar bem chateada que gastei meu precioso tempinho naquilo. Por isso eu defino uma quantidade de coisas a lavar em vez de um tempo. Exemplo: vou lavar 3 coisas e então me dar mais uns 2 minutinhos de descanso e voltar pro ciclo de 25.

Eu faço um Inception de Pomodoro! 🤣


4ª Dica: Timers Online

Você não precisa ter um timer de cozinha para começar a aplicar a Técnica Pomodoro, e nem mesmo de muita tecnologia… é só utilizar o timer do seu celular, relógio ou computador! Mas é claro que, hoje em dia, temos utilitários para tudo na vida e o Pomodoro não fugiu dessa.

Dê uma olhada nessa lista de sites que podem te ajudar a começar a utilizar o método:

Conclusão: As vantagens de se utilizar a Técnica Pomodoro

  • Você vai começar a compreender quanto tempo leva para realizar cada tarefa, percebendo o que te distrai, quais são sua interrupções. Isso vai te ajudar a entender melhor como evitar isso e encontrar um ritmo mais adequado para si.
  • Como dito anteriormente, é uma técnica adaptável. Utilize para seus estudos, trabalho, tarefas de casa, no que quiser!
  • Diminui sua ansiedade, aumenta o foco e a concentração.

Só vi vantagens! E não te custa nada tentar algumas vezes, fazendo suas adaptações, pra ver se realmente funciona!

Me conte nos comentários, se você usa esse método de alguma forma diferentona como eu uso.

aumente sua produtividade tecnica pomodoro saiba o que e e como funciona

Se gostou do que expliquei aqui e acha que isso será de ajuda para algum amigo que precisa aumentar sua produtividade, não se esqueça de compartilhar este post! Se ainda tem dúvidas, manda aqui nos comentários. E se quiser saber mais sobre mim, tem várias redes sociais espalhadas por aqui para seguir.

Aproveite para compartilhar esse post/imagem em seu Pinterest!


FAQ

O que é a Técnica Pomodoro?

Técnica desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo, utilizando o tempo de 25 minutos (no timer de cozinha), para focar 100% em sua tarefa.

Como funciona o método Pomodoro?

Escolha uma tarefa e defina seu despertador para 25 minutos. Foque inteiramente nesta tarefa, sem parar! Após 25 minutos faça um intervalo de 5 minutos. Repita 4 ciclos de 25/5 minutos e então vá aumentando gradualmente a pausa para, por exemplo 15 ou 30 minutos.

Para que serve a pausa na Técnica Pomodoro?

Esses intervalos serão fundamentais para a oxigenação do seu cérebro e para aumentar sua agilidade mental.

Compartilhe:

Deixe um comentário

Catia Nunes Logo
Search