Agora que você já sabe o que é Bullet Journal e como ele pode ser útil e prático na hora de organizar suas tarefas e atividades, chegou o momento de explicar um pouco mais sobre qual o caderno ideal para começar o seu BuJo.
Caso não queira ler as explicações e já pular para a lista dos melhores cadernos para Bullet Journal em 2022, é só clicar aqui!
E caso queira ver a lista atualizada dos melhores cadernos para Bullet Journal de 2023, é só clicar aqui!
Neste post:
Pense nas suas prioridades
Antes de comprar seu caderno, identifique quais as características se adequam à sua necessidade:
- Tamanho: escolha um caderno maior se gosta de um conteúdo mais clean, espaçado, ou então quer mais área para criar desenhos ou colar adesivos.
- Peso: se pretende levar na bolsa, que tal um caderno menor e com menos folhas?
- Capa: opte por uma capa resistente, assim evitará futuros rasgos, partes destacadas e ainda irá proteger suas folhas.
- Gramatura: acima de 90g é o ideal para resistir ao vazamento de canetas gel ou marca texto. Mas lembre-se que a gramatura influencia também no peso final do caderno.
- Acessórios: inúmeras escolhas como bolsos, abas, adesivos, porta canetas, elástico.
- Pauta: prefere pautado, quadriculado, pontilhado? Acredito que o pontilhado é o mais discreto e ainda ajuda orientar seus traços.
Tipo de Encadernação
Outro fator importante na escolha do melhor caderno para seu Bullet Journal, é o tipo de encadernação de sua preferência. Veja a diferença entre esses três modelos:
1 – Espiral Comum
Modelo prático, já que pode ser dobrado ao meio, economizando mais espaço em qualquer superfície. As folhas podem ser destacadas facilmente, mas há possibilidade de danos às folhas com o decorrer do uso, já que a espiral simples é mais maleável.
2 – Espiral Wire-O
Segue no mesmo modelo de praticidade mas é uma espiral mais resistente e robusta, por utilizar anel duplo. Esse modelo tem um ar mais sofisticado.
3 – Brochura
Modelo mais tradicional, com páginas coladas ou costuradas. Os cadernos costurados acabam tendo seu valor um pouco mais elevado, pelo tipo de trabalho. Mas esse modelo com maior abertura é o preferido para fazer páginas duplas (como calendários) e também evita aquela coisa chata da espiral atrapalhando sua mão.
Lista dos 5 melhores cadernos para Bullet Journal em 2022
Agora que você já tem uma noção do seu tipo de caderno preferido, vamos às indicações dos melhores cadernos para Bullet Journal!
Tentei buscar por 5 cadernos de marcas diferentes, modelos diferentes, bons reviews e valores custo-benefício. Já adianto que deixei fora o famoso Moleskine, por não encontrar UM review positivo sobre ele quando se trata do uso para Bullet Journal. Várias pessoas reclamaram de vazamento de tinta ou marcação de relevo em outras páginas, pelas folhas serem muito finas e macias.
Rhodia Caderno Goalbook, Sapphire
- 240 páginas de papel Premium de 90 gramas na cor marfim
- Tamanho A5 – 14, 8 X 21cm
- Papel preparado para não absorver a tinta. (Não vaza no verso)
- Dois marcadores de página de fita
Caderno Van Gogh ”Amendoeira em Flor” (80 Páginas, 20x14cm)
- Capa de mix de papéis (fotográfico e vergê) com 320g, flexível e revestida com Toque Aveludado (Soft touch).
- Miolo com papel avena 80g
- 80 páginas internas
- Ele tem o tamanho a5 (15,5×21,5cm), perfeito para carregar pra todo lado
- Miolo Sem Pauta
Caderneta s Pastel, Cicero, Pontilhado, Azul, Médio (14X21)
- Material da capa: Couro sintético
- Encadernação: Brochura (capa dura)
- Tipo de papel: Pólen
- Gramatura: 80g/m²
- Número de páginas: 160
- Largura: 14 cm Altura: 21 cm
- Peso: 0,317 kg
- Outras características: Elástico de fecho – Marcador de páginas – Bolsa de papel interna
Caderno Costurado Executivo Fitto G – Sem Pauta – Cambridge 80 Folhas – Tilibra
- Capa: Com elástico, Dura
- Folhas: sem pautas
- Capa acabamento: Com material especial
- Folhas com papel creme 90g
- Funcional e com visual sofisticado
- Possui Fitilho
Caderno Criativo Argolado Astral, Eclipse, Pautado, 120 fls, Papel Pólen 80g/m², Tamanho Grande (17 x 24)
- Com capa dura, canto arredondado e elástico no fecho
- Ideal para acompanhar os seus estudos, faculdade, curso, trabalho etc
- Produto de alta qualidade
- Com design exclusivo
Conclusão
Ao pesquisar essa lista dos melhores cadernos para Bullet Journal, cheguei à conclusão que a qualidade superior deles pode prometer durabilidade, praticidade e um espaço ideal para dar vida às suas ideias, facilitando a implementação eficaz do método Bullet Journal em sua rotina. Escolher um desses cadernos é investir não apenas em papel, mas na melhoria da sua produtividade e no alcance de metas de maneira mais eficiente. Transforme suas ideias em ações com o suporte certo e aproveite ao máximo seu processo de organização pessoal.
Leia Também
Se gostou do que expliquei aqui e acha que isso será de ajuda para algum amigo que adora se organizar, não se esqueça de compartilhar este post! Se ainda tem dúvidas sobre quais melhores cadernos para Bullet Journal, manda aqui nos comentários. E se quiser saber mais sobre mim, tem várias redes sociais espalhadas por aqui para seguir.
Aproveite para compartilhar esse post/imagem em seu Pinterest!
FAQ
O que é bullet journal?
Bullet Journal é um método de organização pessoal e produtividade, utilizando um caderno que combina elementos de lista de tarefas, planejamento e registro de eventos.
O que significa bullet journal?
“Bullet journal” refere-se ao caderno de organização pessoal que utiliza o método criado por Ryder Carroll. O termo “bullet” destaca o uso de marcadores simples, como pontos, para indicar diferentes tipos de informações.
O que é bujo?
“Bujo” é uma abreviação popular para “bullet journal”. É frequentemente usado para se referir a essa prática específica de planejamento e organização pessoal.
3 comentários em “Os 5 melhores cadernos para Bullet Journal em 2022”