Pinterest
Kit Pintura por Números

Review: Kit de Pintura por Números

Se você está aqui, com certeza está pensando em adquirir algum desses Kits de Pintura por Números e quer entender melhor como funciona e onde está se metendo, certo?

De 2021 até agora, surgiram zilhares de sites brasileiros vendendo esse tipo de passatempo. Você pode encontrar por nomes como: Pintura Terapêutica Numerada, Pintura com Números, Tela de Pintura Numerada, etc. Mas o lance é que você recebe uma tela, que pode ter moldura de madeira se você pagar a mais, e nela vem uma imagem toda numerada. Além disso, no kit também vem um conjuntinho de tintas acrílicas em potinhos numerados e 3 variações de pincéis bem xinfrins.

Antes da Modinha

Séculos atrás (para vocês, anos), eu já tinha visto esse tipo de pintura em sites de comprinhas da China, mas nunca tive coragem de pagar tão caro. Sempre tive o pensamento de nunca gastar mais do que $5 em lojas de importação da China… e olha que isso era na época que o dólar era menos de R$3,00.

Foi aí que encontrei à venda no E-bay, por um valor mais acessível (mesmo que em dólar) e com uma entrega mais rápida. Pois nesses “séculos atrás” que falei, as compras da China demoravam em torno de 6 meses para chegar. Coisa que hoje em dia demora 2 a 3 semanas e mesmo assim reclamamos. 😅

O tempo passou e cadê meu kit? Pois é… fui confiar no E-bay e não na China, me dei mal!

Tentei pegar meu dinheiro de volta, não consegui. Reclamei com uma nação inteira, xinguei muito no Twitter, mas nada deu certo. O jeito foi ficar no prejuízo, fechar minha conta no E-bay e jurar nunca mais entrar nesse site. Cumpro até hoje!

Durante a Modinha

Depois dessa passada de perna que levei, parei de procurar sobre esse kit… traumatizei! Até que do nada, em 2021, começa a surgir várias propagandas em meu Instagram, divulgando esse kit de pintura por números, falando sobre como era terapêutico e tal, sendo que eram propagandas brasileiras. Fui ver o preço e, de novo, chorei!

Os valores eram sempre acima de R$60,00, ainda tinha a moldura, frete, ou seja, tudo bem caro comparado ao meu prejuízo anterior que foi quase metade disso. Decidi deixar mais uma vez pra lá, porém o Instagram não parava quieto com as propagandas e ficava só me tentando. Então cedi!

A Enganação

Optei pelo site brasileiro divulgado no Instagram mesmo, escolhi meu kit, paguei no boleto (sim, medo desses sites) e aguardei pelo meu kit de pintura por números.

Depois de 3 séculos sem notícias, e eu me tremendo toda, chega o e-mail de rastreio do meu produto. Advinha onde ele estava? NA CHINA!!!

Não só isso, o produto passeou da China pela Europa, depois foi para os EUA e finalmente chegou aqui em casa. Se não me engano foram quase 2 meses! 😤

Começando uma pintura terapêutica – só que não!

Pode ser porque eu sou uma pessoa muito exigente, mas de terapêutico essa tela não tem nada!

Pontos Negativos:

  • O potinho de tinta é horrível para abrir. Depois de perder duas unhas, eu passei a abrir usando um pequeno alicate. O que causou bastante machucado nas beiradas das tampas.
  • Os 3 pincéis do kit são muito ruins! Tive que usar um pincel meu, mais fino (que inclusive era para aquarela) para conseguir continuar a pintura da metade até o final, pois o pincel que já era ruim no início, foi ficando cada vez pior.
  • Cansa as mãos e o pescoço. Mas aí pode ser uma questão da minha postura para esse tipo de coisa.
  • Algumas tintas são transparentes, mesmo as com cores fortes. O que te faz voltar várias vezes no mesmo local para ficar retocando, tentando desaparecer com o número.
  • A moldura e a tela não se encaixam perfeitamente.

Existem Pontos Positivos?

Olha…. eu mais reclamei do que gostei. Porém compraria outros, sim! 🤪

Utilizando o pincel correto, não tendo pressa e já tendo a experiência do primeiro, acredito que do segundo em diante a experiência seja mais prazerosa. Porém não terapêutica.

Ah, um ponto positivo é que sobrou bastante tinta, então dá pra aproveitar em outros desenhos.

Dicas para o Kit de Pintura por Números (de quem aprendeu sofrendo)

Antes de começar as dicas, quero deixar claro que comecei a pintar antes de colocar na moldura. Como comprei um quadro grande, se colocasse na moldura seria difícil arranjar um lugar para guardar enquanto não estivesse pintando. Com a tela solta, era só enrolar e guardar numa gaveta. Por isso não sei dizer se a experiência de pintar direto emoldurado, seria melhor do que a que tive.

Dicas:

  1. O meu veio amassado, então antes de começar a pintar eu passei com ferro. Coloquei um pano entre a tela e o ferro, numa temperatura média.
  2. Ajuda se você comprar um pincel mais fino que o do kit, e de melhor qualidade. Um pincel achatado maior também é uma boa opção caso sua arte tenha áreas bem grandes.
  3. Não economize na tinta, achando que ela vai acabar. O potinho é minúsculo mas a tinta é infinita. No caso da arte de Leão que escolhi, o único pote que acabei foi o preto, por causa do fundo. Eles enviaram um preto extra para isso, mas não gastei nem metade.
  4. Comece de um lado, de preferência o oposto à sua mão dominante, e tente completar o máximo possível desse lado. Mesmo que troque várias vezes de número. Ficar procurando o número que você está por toda a figura, cansa demais! Além de deixar a área toda pintada aleatoriamente, te impedindo de apoiar a mão ou o braço para pintar as outras.
  5. Se começar uma área grande, não pare até terminar! É bem fácil se perder nas áreas que está pintando, mesmo estando totalmente focado. Imagina se você larga o pedaço pela metade e vai fazer outra coisa ou volta outro dia… Duvido que se lembre onde parou!
  6. Como eu expliquei, pintei fora da moldura. Ao encaixar a tela na madeira, vi que ambos estavam bem tortos! O melhor jeito de disfarçar isso foi pintando ao redor de toda moldura, até atrás. Porém esse foi o meu caso, de uma figura com fundo preto. Caso sua imagem tenha outro tipo de fundo, continue na mesma cor até fora da margem da tela.
  7. Procure online uma versão maior do seu desenho, para futuras referências. Eles enviam um pequeno card com a imagem pintada e a referência das cores, mas as cores da impressão são bem diferentes do que vem no seu potinho. Além da imagem ser minúscula no card, te impedindo de perceber pequenos detalhes.
  8. Para cobrir os números, espere a primeira camada secar e passe uma mais grossa apenas em cima do número. É bom retocar sempre que percebe um número aparecendo, se deixar pra depois você acaba perdendo.
  9. Essa é pra quem tem unhas grandes: Para abrir o potinho, segure a aba inferior com um alicate e abra a aba de cima utilizando o meio do dedo. Ou faça ao contrário, pressione para baixo, com a lateral do dedo, a aba inferior e puxe a aba de cima com um alicate. Vai por mim, quebrei a unha bem feio (lá no sabugo) tentando abrir esses potes.
  10. Filme durante um tempo e faça um timelapse pro Reels… engaje seu Instagram 😉
  11. Básico mas precisa ser falado: lave o pincel sempre em um pote de água limpa e seque bem antes de usar a próxima cor (eu secava no papel toalha). Uma dica extra para esse caso é procurar pintar tons parecidos primeiro, sempre do mais claro para o mais escuro. Assim não há risco de sua água suja de vermelho, contaminar sua tinta amarela.
  12. Deixei a pintura dos brancos para o final, justamente para não contaminar a água como comentei acima. Na verdade o branco foi o penúltimo. A tinta preta foi a última, visto que era o fundo todo.
  13. Se desprenda da ideia de “sumir” com as linhas. Olhando de perto as linhas vão estar aparecendo sim! Mesmo que você use a técnica do zigzag para sobrepor as linhas, algumas tintas são tão transparentes que não vai ter jeito. Vai ser um trabalho extra que não fará muita diferença ao ser olhado de longe.
  14. Não se iluda ao pensar que é melhor deixar o “número branco” na cor da tela, que faz bastante diferença! Eu me achando esperta, pensei em fazer apenas o contorno branco para disfarçar as imperfeições das cores vizinhas. Mas felizmente logo percebi que havia uma grande diferença no tom, dando pra ver o contorno certinho.

Conclusão

Falei várias vezes aqui e vou repetir: não é terapêutico! 😂 Mas dá um certo prazer ver tudo aquilo terminado. E quanto à dificuldade, acho que aquele quadro que pintei em MDF, foi tão trabalhoso quanto esse aí.

Eu compraria de novo mas sem a moldura dessa vez. Não tenho muita parede para pendurar quadros, nem muita paciência para limpar a poeira que fica, então me contento só pelo prazer de fazer a pintura, depois enrolar e guardar. O próximo tema escolhido seria uma obra de arte ou uma paisagem.

E você… já testou algum Kit de Pintura por Números? Tem vontade de testar? Me conte nos comentários 😉

Compartilhe:
Catia Nunes
Search