Se você nunca ouviu falar sobre o que é Bullet Journal, se segura porque vou abrir sua mente para um caminho sem volta de organização e personalização de suas ideias! 😆
Neste post:
O que é Bullet Journal?
Bullet Journal nada mais é que um sistema de organização criado (originalmente) para ser usado apenas com um caderno e uma caneta.
Esse método, criado por Ryder Carrol (diagnosticado com déficit de atenção), foi sua maneira de organizar uma variedade de informações, de modo que fluísse melhor em sua mente.
Resumindo, o Bullet Journal (ou BuJo para os íntimos) é uma agenda customizável de acordo com as necessidades de seu dono. Só que no lugar de uma agenda crua e sem graça, o BuJo pode conter seções com planejamento diário/mensal/anual, lista de tarefas, anotações rápidas, acompanhamento físico e mental, metas; ou seja, tudo que for necessário para sua organização pessoal, de modo customizado.
Materiais necessários para começar um Bullet Journal
Se você quer ser prático, pode começar com caderno e caneta simples, mas eu não estou aqui para falar de simplicidade 😜 e sim para mostrar todo o PODER DO BULLET JOURNAL!
Como o BuJo não é algo que você compra pronto, com um template fixo, você pode investir em um caderno que melhor se adeque à sua necessidade. Pense por exemplo no melhor tamanho para você: tem que ser pequeno para carregar na bolsa? Leve para carregar na mochila? – O peso também é influenciado pela gramatura do papel. O ideal é utilizar de 90g para cima, assim evita da tinta vazar ou manchar as folhas de trás. Quanto mais grosso o papel, menos manchas, porém mais peso. E isso é algo que você deve ponderar antes de sair comprando o caderno mais bonito por aí.
Outra coisa que pode te influenciar na compra do seu caderno para Bullet Journal é o estilo de suas folhas. Há quem prefira folhas pontilhadas, folhas quadriculadas, sem pauta alguma ou a normalzona pautada. Acredito que nesse caso o melhor a se fazer é testar cada um dos estilos, se você tiver dúvida sobre qual se decidir.
Quanto às canetas…. ah, as canetas 🥰 Quem aí não tem um caso de amor com elas, né? Mas vamos nos concentrar: escolha canetas que vazem o mínimo possível para trás da folha ou mesmo até a folha seguinte. Assim não há desperdício de papel e você pode manter um melhor fluxo de suas anotações, sem sair pulando folhas e bagunçando toda a organização.
A mesma regra se aplica às canetas coloridas. Porque é lógico que você vai querer enfeitar todo seu BuJo! Uma dica é reservar a última página do seu caderno para experimentar suas canetas.
Como fazer um Bullet Journal?
Seguindo o método criado por Ryder Carrol, o seu BuJo deve ter o seguinte conteúdo:
- Index (Índice): Essa seria a primeira página do seu caderno, onde você poderá listar o conteúdo por tópicos (títulos ou até páginas) e legendar o que cada símbolo-chave (veja mais abaixo) irá representar para você.
- Planejamento Futuro: Utilize por exemplo 4 páginas para separar 3 meses em cada. Assim você terá uma visualização geral do ano, onde pode anotar planos futuros como por exemplo aniversários ou viagens.
- Planejamento Mensal: Utilize duas páginas (lado a lado) para criar um calendário mensal. Seguindo a mesma estratégia do anual, utilize-o para organizar seus planos com um pouco mais de detalhes.
- Planejamento Diário: Essa será sua área de listas de tarefas diárias.
E sobre os símbolos-chave que mencionei anteriormente, isso servirá como um filtro para que você se encontre com mais facilidade em suas anotações. Utilize o seguinte exemplo para marcação:
Tarefas: •
Eventos: O
Anotações: —
Prioridade: *
Inspiração: !
É claro que além desses elementos, existem muitos outros para que você possa personalizar seu Bullet Journal, como por exemplo:
- Rastreador de Hábitos
- Planejador de Gastos
- Listas de Compras, Mercado, Wishlist
- Receitas
- Cardápio Pessoal
- Ideias de Trabalho ou Estudos
Se você procurar mais sobre personalização, vai se espantar com a quantidade de coisas que as pessoas criam e em como fazem isso de forma espetacularmente linda!
Para mais inspiração, veja minha pasta no Pinterest onde guardo tudo que vejo de interessante sobre esse mundo:
Posso começar meu Bullet Journal no meio do ano?
Não só pode como deve!
Não precisa esperar Janeiro para começar um. Você pode começar em qualquer época, afinal, nunca é tarde para se organizar!
Quais as vantagens de criar seu Bullet Journal?
Você pode estar pensando: Com tantas agendas lindas, físicas ou digitais, disponíveis para compra, por que gastar meu tempo criando algo que já existe pronto?
Mas fala a verdade, você usa todas as seções que vem nessas agendas/planners? E se você gosta de criar, não é mais legal montar algo redondinho para seu aproveitamento máximo?
Lógico que nada te impede de personalizar sua agenda ou planner do mesmo jeito que personaliza o BuJo, mas, querendo ou não, o fato de exercer mais a sua criatividade e organizar um sistema onde você tem o controle sobre qualquer pontinho que coloca no papel, acaba te trazendo mais vantagens psicológicas que valem ser consideradas:
1 – Melhora o planejamento do seu tempo
Escrever suas tarefas de forma planejada te faz seguir mais atentamente cada uma delas, focando melhor o seu tempo na execução de cada uma.
2 – Tudo organizado em um mesmo lugar
Em vez de fazer uma anotação no post-it, guardar um compromisso no calendário online, anotar sua listinha de compras no bloquinho pendurado na geladeira, com o Bullet Journal você pode manter tudo isso em um só lugar. Se quiser lembrar de algo, abre o BuJo e lá vai estar!
3 – Ajuda a visualizar sua metas
Para quem gosta de alinhar suas metas, seja de trabalho, estudo, físico, etc., com o BuJo você pode fazer isso de forma criativa, o que acaba te dando mais prazer em visualizar e continuar a “preencher” cada etapa de forma a concluí-la.
4 – Sensação de dever cumprido
Nada melhor que resolver todas as tarefas que atormentam sua mente, de forma organizada, planejada e que ainda sobre tempo no final do dia. Você pode optar por anotar suas tarefas cumpridas ou utilizar a básica lista de tarefas que é riscada quando a tarefa for finalmente concluída.
Conclusão
E aí? Agora que você já sabe o que é Bullet Journal, está pronto pra começar seu?
Lembre-se que você pode começar simples e, conforme for pegando o jeitinho, comece a sua customização!
Pesquise no Pinterest e Instagram sobre Bullet Journal ou BuJo e guarde vários modelos de inspiração para suas futuras páginas.
E não precisa gastar rios de dinheiro na sua primeira tentativa. Vai com calma, testa o método primeiro e, se for do seu agrado, aí sim você pode pensar em melhorar seu material para deixar tudo mais incrível.
Se quiser uma ajudinha, eu já fiz um post aqui listando Os 5 melhores cadernos para Bullet Journal.
Se gostou do que expliquei aqui e acha que isso será de ajuda para algum amigo que adora se organizar, não se esqueça de compartilhar este post! Se ainda tem dúvidas, manda aqui nos comentários. E se quiser saber mais sobre mim, tem várias redes sociais espalhadas por aqui para seguir.
Aproveite para compartilhar esse post/imagem em seu Pinterest!
FAQ
O que é bullet journal?
Bullet Journal é um método de organização pessoal e produtividade, utilizando um caderno que combina elementos de lista de tarefas, planejamento e registro de eventos.
O que significa bullet journal?
“Bullet journal” refere-se ao caderno de organização pessoal que utiliza o método criado por Ryder Carroll. O termo “bullet” destaca o uso de marcadores simples, como pontos, para indicar diferentes tipos de informações.
O que é bujo?
“Bujo” é uma abreviação popular para “bullet journal”. É frequentemente usado para se referir a essa prática específica de planejamento e organização pessoal.